14 de julho de 2011

Dungeons & Dragons (Role-playing game)


Olá gente, aqui é o Vítor falando do primeiro RPG! Eu não fui da geração D&D , porém através de uma série a qual teve um episódio sobre Dungeons & Dragons, eu fiquei sabendo desse maravilhoso game. Tudo começou com um jogo de guerra, onde os exércitos se atacavam um ao outro, e era necessário imaginar. Porém quando decidiram fazer fichas de personagem a inspiração veio e Dungeons & Dragons nasceu. Para jogar esse jogo você precisa de um narrador ( a pessoa que conta, e ás vezes inventa as histórias, e também dá as opções aos jogadores, e faz os NPCs) os jogadores, que precisam ter uma planilha de personagem, uma ficha com todas as características e habilidades dos personagens, dados, e alguns livros de regras. O investimento, eu admito, é caro, porém isso não o impede de fazer um pequeno improviso com os amigos (uma coisa que eu já fiz), e também é divertido.





Como se joga?


Basicamente, é um jogo que se joga com a imaginação. Há um mestre no jogo, que é aquele que conta a história, a situação atual dos personagens, joga os dados, e vê se os movimentos dos jogadores deram certo. O mestre deve ser imparcial, ou seja, não favorecer, e nem fazer as coisas ruins acontecerem com um certo personagem. O mestre deve agir assim, pois ele pode determinar muitas coisas no jogo. Agora vamos aos jogadores. Primeiro de tudo você tem que ter uma planilha de personagem. O mestre do jogo não deve usar seu personagem no jogo, e só poderá usar quando ele for um jogador. Para criar os personagens é preciso de uma sessão de jogo inteira, apenas para terminar. Você tem que colocar o nome, a idade , a altura, o peso, o sexo, a raça ( ex: Elfo), a classe ( ex: Ladino), a tendência (as tendências são: maligna, caótica e maligna, bondoso, leal e bondoso, ou imparcial), e dependendo de sua tendência escolha uma divinidade ( ex: tendência: bondoso, Divinidade : Avandra, deusa da mudança, da viagem, e da sorte). Há muitas Divinidades, procure consultar o livro do jogador para saber mais delas.Se eu falar de todos os detalhes, o artigo teria mais de cem linhas, porém tente ler o livro do jogador para saber de mais informações. Cada personagem, ao decorrer da história, tem que fazer testes, para ver se consegue realizar certas coisas. Os atributos também contribuem para melhores resultados no jogo. Porém é importante saber dialogar, e negociar, para conseguir algumas coisas.

Atributos, e poderes


Os atributos são partes importantes do jogo. Os atributos são : Força, que ajuda em movimentos físicos. Constituição, que ajuda nos ponos de vida e poderes de defesa. Destreza, que ajuda em movimentos a distância. Inteligência, que são a base de alguns poderes arcanos, e é o atributo que é usado para medir os ataques de magos. Sabedoria, define o bom senso, a percepção, e a disciplina de um personagem. Carisma, que é a força de personalidade, a persuação, a liderança, e a atração física do personagem. As raças podem aumentar alguns atributos. Já os poderes, são ataques, e dependendo da classe, os ataques variam. Há os poderes marciais, que usam armas e a força bruta, os poderes divinos, os quais são baseados na crença e na fé de um paladino ou um clérigo ( que são quem usa os poderes divinos) , e os poderes arcanos que são as magias que um mago e um bruxo usam. Provavelmente há mais poderes mais poderes , porém eu tenho o livro do jogador 1, e não o 2. Há também os poderes raciais, que são usados de acordo com a raça como o Passo Feérico da raça Eladrin. Os poderes podem ser: Sem limite, e podem ser usados quantas vezes quiser. Os Por encontro, que são usados a cada encontro como o próprio nome diz, e os Diários, que só podem ser usados uma vez por dia.

Moedas, riquezas e armas

O dinheiro é uma parte muito importante, pois nós sempre tempos que renovar as armas, armaduras, etc. Os aventureiros e os comerciantes usam Peças de Ouro ( PO), porém as pessoas mais pobres usam Peças de Prata (PP) as quias dez unidades valem 1 PO, e há as Peças de Cobre ( PC) que 10 delas vale 1 PP. Os impérios antigos usavam Peças de Platina ( PL) que 1 peça delas vale 100 PO. São aceitas no mercado, apesar de serem raramente vistas. São encontradas em tesouros antigos.Há também os Diamantes Astrais (DA) que são usados nas translações nos fantásticos reinos além do mundo natural, como a Cidade Reluzente no Mar Astral, e essa jóia vale 100 Peças de Platina, ou 10.000 Peças de Ouro. As armas são muito variadas. Há armas afiadas, leves de arremessar, de uma, ou duas mãos. Dependo do seu pesonagem, algumas armas podem se destacar para ele, e isso também acontece com as armaduras. Há itens mágicos, que pelo nome você ja sabe o que significa. Você pode comprar armas, escudos, armaduras e itens mágicos nos mercados. As armas podem precisar do talento Proficiência com Arma.

Idiomas

Os personagens falam certos idiomas, por exemplo, um Meio-Elfo pode falar os idiomas Normal, Élfico, e um a sua escolha. Você não pode falar com um gigante se você não fala a lingua Gigante. Se você fala a lingua, você também pode escrever essa língua. Há talentos que permitem você aprender novas línguas.

Rituais e combate


Rituais são uma espécie de magia que tem diversos efeitos, porém., primeiro você tem que estudar durante horas, e depois você poderá usar o ritual, o que demora também um tempo. O efeito é temporário. Há os livros de rituais, onde você guarda os pergaminhos de rituais. Quando você usa um ritual, ele não poderá ser usado de novo. Você pode comprar, achar, ou inventar um pergaminho. Se você inventou o pergaminho, não precisa estudá-lo. Ás vezes é preciso uma perícia para usar um ritual. Os combates são mais simples. Dependendo da sua posição o ataque pode errar ou acertar. A posição também define sua chance de escapar de um golpe de um monstro. O resultado dos dados define a quantidade de dano que houve em seu ataque.

Dados



Há diversos dados, e cada um deles tem uma partiçipação no jogo. Ex. Jogue um D8 ( dado de 8 faces) para ver se o ataque deu certo. Os dados são: D4, D6, D8, D12,D20. Apenas o mestre pode jogar os dados, porém, na situação em que você estiver fazendo uma ação, ou uma perícia, o jogador é quem joga os dados

Perícias e Talentos


As perícias são tipo espécies de habilidades que favorecem o jogador em algumas situações, e é preciso mover os dados para ver o resultado. Cada perícia tem um atributo chave como o atletismo (força). Talentos são habilidades, ou até ataques que causam um certo efeito, porém sempre tem pré-requisitos que são necessesários para ganhar a habilidade. Pré-requisitos podem ser alguma raça, adorar certa divinidade, entre outros.

Exploração


A maior parte do jogo é a exploração, a qual você explora, o lugar que você está no jogo. As vezes se encontra itens, as vezes passagens secretas, e as vezes enconra monstros.Dependendo do lugar que você está, e sua escolha do o que fazer o resultado muda. É claro, o mestre determina o que você encontrará.

Análise Final

É um dos melhores jogos que eu já vi, com um universo ilimitado, e mesmo que tenha alto investimento a diversão compensa muito. Quanto mais pessoas jogarem melhor.

Nota:10,0
Até a próxima postagem

1 comentários:

Anônimo disse...

seu blog ta bem legal e criativo mesmo :). eu to percebendo que tu gosta muito de jogos :.bjss até mais

Postar um comentário